sexta-feira, 23 de maio de 2025

Críticos de Animes e Mangás que eu recomendo

Bom dia, amigos, tudo bem?

Vou recomendar aqui 3 críticos de cultura pop japonesa.


O primeiro que acompanho faz muitos anos, por volta de 2010 ou 2011, que é o blog Mais de Oito Mil, criado pelo Fábio Garcia que usa a persona Mara para se expressar. Por volta dessa época eu lia muito os posts dele, principalmente quando apareciam na minha timeline do Facebook.

Nunca esqueço de um post sobre o Anime Friends e ele falar que no palco do evento perguntarem se alguém tinha visto Yu Yu Hakusho e quase ninguém tinha assistido... Isso antes do live-action da Netflix.

Outra coisa que eu gosto nos posts dele são o humor. Foi por causa disso que eu acompanhei muito ele uma época e principalmente a divulgação do Facebook.


Outro que recomendo e faz uns 2/3 anos que acompanho bastante que é o Sergio Peixoto e o grupo dele no Facebook Revista Animax, além é claro do seu canal no Youtube Anime EX. Apesar de estar no grupo da rede social do Zuckerberg faz muitos anos, só comecei a interagir mais faz pouco tempo. Principalmente por causa do Temer e do Quim, duas pessoas que postam bastante nesse local.

A primeira vez que o vi pessoalmente foi numa palestra junto com o Marcelo Del Greco na Japan House no final de 2019, e por acaso quem recomendou a palestra foi o Fábio (primeiro crítico citado) que também estava lá. Nesse dia, esqueci de tirar fotos rsrs.

Mas ano passado fui em outro evento que ele palestrou no Cine Belas Artes onde lembrei de fotografar e fiz alguns registros, eles estão no meu perfil do Facebook. Também cheguei a conversar um pouco com ele.


E por fim, a Sandra Monte, jornalista, analista de cultura, com especialização em Mídia, Informação e Cultura pela ECA / USP. Ela escreve há muitos anos sobre animes. Nos últimos tempos, eu li os dois livros dela e recomendo, principalmente o segundo que traz mais informações atuais sobre os animes, pois o primeiro é mais focado nos desenhos japoneses da TV e não sei se ainda tem para vender no site da editora. Acessem o site dela.



domingo, 4 de maio de 2025

Meus 5 Desenhos Favoritos da Locomotion

Boa tarde, amigos!

Hoje irei falar sobre os melhores desenhos do canal Locomotion. Canal que vinha no meu pacote da TVA e que algum momento de 2001 ou 2002 eu percebi que o tinha. Assisti bastante ele até o final das transmissões dele antes de virar o Animax, que eu não vi tanto, pois acho que como estudava em Campinas, não conseguia ver. Vamos a lista dos meus desenhos favoritos!

 1 - Cowboy Bebop

História espacial que conta aventuras de um grupo de amigos numa nave. A história é centrada mais no protagonista Spike Spiegel. Teve o filme lançado de forma oficial no Brasil e que foi dublado, apesar de que a série passou legendada. A trilha sonora é um jazz muito top!

2 - Neon Genesis Evangelion

Desenho revolucionário do Japão. Ele conta a história futurista de que o país foi atacado por "Anjos" que são monstros que vieram para destruir o planeta. E para enfrentá-los são usados humanóides que são dirigidos por adolescentes. O protagonista é um tipo que representa o jovem japonês dos anos 90, com falta de iniciativa e com frustrações sexuais e amorosas. Seu pai é o seu chefe e diretor da organização que usa os "robôs". O anime fala muito de depressão. Passou dublado, depois foi redublado no Animax e também teve uma terceira versão da Netflix.

3 - South Park

Desenho tosco feito nos EUA, o único que não é anime que está aqui na lista. Foi passado dublado na Locomotion. A animação conta a história de 4 amigos: um gordo escroto, um norte-americano padrão, um judeu e um que não fala e morre todo episódio kkkkkkkk. Ele passou dublado e foi um dos primeiros desenhos que eu lembro de escutar palavrão kkkkkkkkkkkkk. Quando eu era mais novo eu alugava o jogo dele de Nintendo 64, era muito legal kk!

4 - Lupin III

Anime antigo que conta a história de um ladrão e seus amigos. Gostava muito do episódio da corrida tipo fórmula 1. Esse desenho passou dublado no canal.

5 - Bubblegum Crisis: Tokyo 2040

Anime que eu não lembro tanto a história, mas sei que fala de um grupo de mulheres que usam armaduras tipo do Jaspion. Gostava muito da música e desse visual delas. Acho que passou legendado.