terça-feira, 6 de julho de 2021

Jornalismo e quadrinhos


Os jornais são muito usados para pesquisa acadêmica, pois retratam um período histórico. Sua importância para sociedade vai desde divulgar os candidatos da eleição até venda de carros. Citando o caso eleitoral, nos jornais existem os chargistas políticos como Luiz Gê, Belmonte e Vitor Teixeira, cada um exerceu seu trabalho em diferentes grupos. Desde os anos 90, há também um outro tipo de charge muito difundida que é a charge de costumes, nomes como a Laerte e Angeli se mantem na ativa desde essa época transitando por essas várias áreas.

No exterior há profissionais como Joe Sacco que possue sua obra publicada aqui no país. Retratando países através de quadrinhos em obras como Palestina e Notas sobre Gaza. Mostrando regiões e povos na guerra e explicando também a situação de refugiados.

Os jornais são uma plataforma de comunicação muito interessante para publicação, desde jornais como o Estado de São Paulo até jornais operários, indo nos dois eixos. Até o Jornal Nacional já teve charges animadas.

Hoje os quadrinhos nos jornais ainda existem, mas poderiam ter um espaço maior. Porém como todo o jornal, as páginas estão diminuindo e muitos artistas publicam de forma amadora na internet. Como ajudar esses quadrinistas? Seria a pergunta.


Publicar de forma independente e vender em feiras como a Ugra, Comic Con Experience, Anime Friends e etc, seria a solução mais corriqueira. Usar plataformas para arrecadar dinheiro como o catarse também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário