sábado, 20 de dezembro de 2025

O Outro Lado da História (livro infanto-juvenil)

 Acredito que li esse livro na época do Mendel no ensino fundamental 2 e foi um dos que eu mais gostei de ter lido na época. Ele conta várias histórias de personagens sempre mostrando dois lados. A história se passa na época medieval. Na época eu achei muito engraçado kk.


E ultimamente vejo várias pessoas falando sobre mostrar o outro lado, as vezes de dar a minha versão. Então é isso, desde a época de colégio eu gosto de temas assim que de certa forma podem evoluir para o Multiverso kk.

Mudando de assunto, esse será o último post do ano, então Feliz Natal e um Ótimo Ano Novo!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Crítica da Isabela Boscov de “Uma Batalha Após a Outra”

 Boa noite, amigos, tudo bem?

Abaixo está o vídeo da crítica da Isabela Boscov do filme "Uma Batalha Após a Outra". As análises são muito bem feitas pela especialista. O filme trata de várias questões sociais e políticas e é um bom reflexo dos EUA hoje com a questão dos imigrantes, de grupos racistas, de terrorismo e etc.

Assistam o vídeo crítico e o filme.

sábado, 22 de novembro de 2025

Eerie, Indiana

 Boa noite, amigos.



Hoje eu venho falar de outra série infantil que eu via em 1999 quando tive a primeira vez  FOX KIDS, o programa chama Eerie, Indiana, eu via depois do almoço, quando eu chegava do colégio Drummond, quando eu me mudei de colégio, fui para tarde então acho que parei de ver ela rs. Como eu nunca mais revi, e quando fiquei adulto, demorei um pouco para achar o nome dela, não lembro tanto, mas parece que tem ela no Youtube em inglês, mas pelo o que eu me lembro é sobre dois amigos que resolvem mistérios, é tipo Anos Incríveis quando se encontra com Arquivo X. E vocês achando que Stranger Things era uma parada muito original kk brinks, eu vi a primeira temporada da série da Netflix com a minha irmã e achei legal, mas quando fui começar a segunda parei kk.

Bem, aproveitem que a série está no Youtube e assistam. Vou deixar aqui embaixo a abertura da série dos anos 90 que acho muito boa.


quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Os Cavaleiros Místicos de Tir Na Nog

 Uma das primeiras séries infantis que eu vi quando vim morar no Tatuapé e tinha a tv a cabo da TVA é Os Cavaleiros Místicos de Tir Na Nog que passava na Fox Kids. Se eu não me engano, em Ribeirão Preto eu não tinha Fox Kids, acho que só tinha Cartoon Network de canal infantil, então ter outros canais era uma maravilha (pois eu também tinha o Discovery Kids e a Nickelodeon; não lembro se no início já tinha o canal da Disney também kk).

Bem, com toda essa variedade que hoje é quase nada perto do Youtube e dos streamings kk, eu passava as tardes vendo desenhos e séries infantis. Nos primeiros meses eu tive dificuldade em me acostumar com a vida nova, mas sei que depois que eu mudei de escola, eu comecei a me encontrar.

E sobre a série, ela é meio que um live-action medieval, quase um tokusatsu kk. Eu não lembro da história, só sei que os cavaleiros tinham uma armadura especial que eles ganhavam quando se transformavam kk.

Assistam abaixo a abertura da série. Fica a dica.

domingo, 19 de outubro de 2025

Deus Salve o Rei, a única novela que acompanhei depois de adulto

 O ser humano adora histórias, contos, fábulas, ficções. 

Meu pai desde que eu me lembre, sempre foi noveleiro, lembro da minha infância ele adorava ouvir as músicas temas de novelas como Caminho das Índias e outras.

Eu quando era criança vi algumas novelas, acho que a primeira que eu vi foi Rei do Gado, mas vi várias, principalmente as novelas das 20hrs, porque 18hrs era o horário de ver animes como Dragon Ball Z no Cartoon Network. A novela Rei do Gado tinha um detalhe especial, pois eu morava em Ribeirão Preto na época e ela retratava os bóias-frias da região.

Fui crescendo e vi novelas do SBT também, não lembro exatamente, mas acho que acompanhei Usurpadora e outras. SBT sempre foi um canal mais infantil, neh, ele foi o único a manter desenhos mesmo após a proibição da publicidade infantil.

Bem, vamos falar agora do tema principal. Eu quando fiz 18 anos, fui morar em Campinas e estudava de noite, então, deixei de ver as novelas, e durante muitos anos estudei e trabalhei de noite (o telemarketing que trabalhei eu saia às 22hrs). O único momento que não trabalhei de noite foi quando fiz o SENAC de tarde.

Então, só pude voltar a acompanhar as novelas quando fiquei desempregado e foram alguns anos. Nesse período eu lembro até hoje quando estava num daqueles encontros de final de ano e acho que o meu amigo Kenjica viu na TV da esfiharia da Tijuco a propaganda da novela Deus Salve o Rei e ele disse "olha a Globo fazendo novela copiando Game of Thrones" kkkkkkkkkk. Isso me chamou a atenção.

Aí umas semanas depois, estava na praia em janeiro e vi que iria começar essa novela, e tinha atores muito bacanas nela como a Marina Ruy Barbosa, Bruna Marquesine, Romulo Estrela, Johnny Massaro, Marco Nanini e outros.

Durante mais ou menos 6 meses, acho que foi a duração da novela, eu vi quase todos os episódios, eu praticamente via 5 dias da semana, sendo que a novela passava 6 episódios por semana.

Para quem me conhece, sabe que ao passar dos anos, eu comecei a me interessar por temáticas medievais, principalmente por causa do RPG. Mas como nunca gostei muito de séries, não vi Game of Thrones. E falando nesse tema até a Marvel tem uma história bacana medieval que é 1602.

Sobre a novela, ela passava no horário das 7hrs, e teve uma época que nesse horário só passava novelas com temáticas bem engraçadas e non sense como Kubanacan e afins.

Sobre a história da novela, não lembro muito, mas tinha uma princesa má que era a Marquesine, uma donzela que era a Marina Ruy Barbosa que gostava do Romulo Estrela e tinha o Johnny Massaro que era do núcleo cômico.

Bem, é isso, se você tiver o Globoplay tenta ver essa novela, pois achei bem legal.

domingo, 12 de outubro de 2025

OCULTISMO NA CULTURA POP: LEO LOUSADA E MARCELO DEL DEBBIO

 Bom dia e feliz dia das crianças!!!


Nada como comemorar o dia das crianças e o aniversário do Aleister Crowley postando essa live super legal do Léo Lousada com o Marcelo Del Debbio, sobre ocultismo na cultura pop. Ela cita vários filmes de terror legais e fala como eles retratam os monstros e espíritos.

Eu sigo o trabalho ocultista do Marcelo Del Debbio desde acho que a metade de 2008, mas em algum momento eu percebi que eu já lia outros textos dele em outro site, o Sobrecarga, percebi isso porque ele falava sobre o Pastafarianismo em ambos os sites e vi que era a mesma pessoa.


Daqui a pouco fará 20 anos da Coluna do Teoria da Conspiração rsrs, o tempo está passando muito rápido.

Bem, aproveitem o vídeo e boas comemorações!!!

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

História da arte, alunos, sonhos e algumas bobagens

 Boa noite, amigos.

Essa última noite eu tive um sonho muito característico que é algo que acho que meus alunos da época do cursinho Prévia poderiam terem sonhado também.

O conteúdo do sonho foi que eu sonhei com o diretor do meu antigo colégio, o Vagner e meu atual chefe e na sequência de ambos apareciam questões de vestibular sobre história da arte, bem parecido com o que cai na prova específica da UNESP, eram dois quadros e pediam para indicar qual o movimento que eles pertenciam. E um deles, o único que eu lembro nos dava a ideia de um robô ou robótica.

Como eu estava sem tema para o post desse mês, resolvi trazer os temas sonhos e arte para a discussão de hoje. Na semana passada e retrasada eu fiz um curso online de hqs com a Papoulas Douradas, que foi uma indicação da Dani Marino. Gostei muito do curso, apesar de não estar lendo muitas hqs nos últimos dois anos e estar preferindo animações como Dan Da Dan, Comando das Criaturas e Apenas um show.

Sinto que arte como pintura, hqs, cinema, animação, literatura e música são coisas que pulsam muito no meu ser. As vezes me arrependo de não ter prestado artes visuais na Unesp (pois é a mais perto de casa) ou até mesmo na USP e Unicamp. Mas se eu tivesse feito curso lá, eu não teria tido aula com o Luiz Gê e as 3 matérias de hqs que eu tive no Mackenzie, além de toda a vivência no centro de São Paulo que faz muita diferença para mim. Isso sem contar matérias como desenho, animação, serigrafia, gravura, linguagem audiovisual, tipografia, fotografia…

Hoje passo o dia trabalhando com planilhas e documentos rsrs, mas quando dá, faço esses cursos de hqs, ano passado fiz alguns e gostei demais de ter conhecido o Raoni Marqs. Enquanto não recomeço a minha HQ, fico aqui no blog filosofando e pensando sobre a vida e sobre o mundo.

sábado, 13 de setembro de 2025

Youngblood - Concept Trailer

 Boa noite, tudo bem?

Hoje acordei pensativo para fazer umas análises sobre filmes de super-heróis que fogem da dupla Marvel e DC, nesse quesito lembrei dos longas do Spawn e do Bloodshot, mas o dia foi meio corrido e não consegui pesquisar mais exemplos e como estou devendo os posts desse mês, lembrei de um trailer que acredito que seja feito por fã muito bom da hq Youngblood do Rob Liefeld.

Assistam abaixo!!!


P.s.: Outra coisa, o Rob Liefeld tem um podcast, chamado Robservations with Rob Liefeld, ainda não escutei, mas fica a dica rsrs.

sábado, 16 de agosto de 2025

Crítica de Twin Peaks pela Isabela Boscov

 Oi, amigos, tudo bem?

Venho com uma dica de série, coisa rara, pois quem me conhece sabe que eu não vejo muitas, prefiro mais filmes e desenhos. A obra chama Twin Peaks. Vi parte dela nos anos de 2009 e 2010, acho, mas nunca terminei e agora parece que tem toda ela no streaming MUBI, então fica a dica e a crítica da Isabela Boscov, uma especialista em filmes e séries que eu conheci nos últimos anos pela minha amiga Dani Marino. E como dei uma parada de ver críticas no canal do Omelete, tenho preferido as opiniões dela.


O diretor da série é David Lynch, um artista muito diferenciado, mas pena que ele faleceu esse ano de 2025. Eu já vi dele algumas obras como História Real (feito para a Disney) e Cidade dos Sonhos. Quero ver mais coisas dele, mas é isso.

Bom final de semana a todos e aproveitem o trabalho da Isabel e desse grande diretor.

sábado, 2 de agosto de 2025

Ano do Thomas Pynchon

 Boa noite, amigos, tudo bem?

Esse ano teremos duas novidades do escritor Thomas Pynchon. A primeira eu já postei aqui, será um filme baseado na sua obra, o filme se chama Uma Batalha após a Outra. E a segunda novidade é que será lançado um livro novo dele em outubro ou novembro, seu título é Shadow Ticket (algo como "Bilhete das Sombras").

Possivelmente esse será o seu último livro, pois o autor tem 88 anos. Ele que é uma celebridade misteriosa que até já apareceu nos Simpsons rsrs.

Estamos ansiosos pelas novidades, aguardemos.

domingo, 27 de julho de 2025

Kamen Rider Zeztz - O herói da temporada 2025

Oi, tudo bem? Aqui acima está o vídeo de apresentação do novo herói motoqueiro mascarado, o Kamen Rider Zeztz. Para inovarem colocaram o cinto no tronco do personagem na diagonal. Parece que ele vai ter várias formas também. O visual está maneiro, veremos como vai ser a série. Parece que ele vai aparecer primeiro no filme dos cinemas do herói anterior.

Abaixo está o primeiro Kamen Rider a passar no Brasil na época da Manchete, o Black. Ele foi um sucesso. Depois tivemos a sequência o Black RX, mas dizem que não teve tanta audiência, pois o primeiro era mais sombrio e o segundo mais infantil.


Ele é meu tokusatsu favorito e esse ano no Anime Friends eu conheci o ator que interpretou ele no seriado, o Tetsuo Kurata. Foi muito da hora!!!

Aguardemos a nova série!!!


domingo, 13 de julho de 2025

Eu te amo, Doutor Zaius!

 Foi num evento de quadrinhos na Vila Mariana que eu conheci o Roberto Segundo, ele me disse que participava do MDM e tinha outros projetos pessoais. Vendo o perfil do Instagram dele, vi que ele tem um podcast que comenta episódio por episódio dos Simpsons kk chama "Eu te amo, Doutor Zaius!".

Fica a dica do podcast, eu só ouvi por enquanto o episódio sobre os Lapidários kk, mas achei muito bom.

Link do podcast.

domingo, 15 de junho de 2025

Dan Da Dan me fez voltar a ver animes

Olá, amigos.

Lembro de que mais de 1 ano atrás, meu amigo Ber veio com um link de uma notícia de um mangá nonsense chamado Dan Da Dan. Na época eu achei a sinopse muito boa kk e fiquei pensando em colecionar ele. Mas o tempo passou e desde que voltei a trabalhar não ando tendo muito tempo para ler gibis, acabei deixando o mangá de lado.

Aí um tempo depois eu soube que iria ser feito o anime pela Netflix. Fiquei muito feliz e resolvi ver ele. Como ano passado estava vendo outras séries como Comando das Criaturas no MAX e outras coisas como Soul Eater que só vi os primeiros episódios. Acabei vendo só o primeiro capítulo de Dan Da Dan esse ano.


E gostei muito do anime, principalmente do começo que acho o ponto alto da série e do episódio do fantasma de uma mãe. Adorei os personagens principais, o Okarun e a Momo, acho ela uma grande personagem feminina, já o jovem acho ele um personagem meio clichê mas que tem seu carisma e que não compromete.

Vou contar um pouco da história do anime. Ele é meio comédia romântica e começa com a Momo tomando um fora do namorado, aí depois ela triste vai dar uma volta na escola e vê o Okarun sendo zoado e meio que vai lá defender ele. Depois disso ela vai embora. Um tempo depois o Okarun encontra com ela e fala que acha que ela gosta dele, ela nega e eles começam a conversar até que ele diz que acredita em ets e ela acredita em espíritos, e como cada um duvida do outro, eles se desafiam para cada ir num local que pode ter ets ou fantamas e aí começa a diversão rsrs. E não posso deixar de citar, Okarun perde o pau kkkkkkkkkkkk.

Fazia anos que eu não ligava muito para animes, os últimos animes que vi muito eram o Genshiken e eu comecei a rever Samurai Warriors. Outros eu dificilmente passava do terceiro episódio, séries como Lost Canvas, Demon Slayer e One Punch-man, não curti.

Mas é isso, fica aqui a minha recomendação e ano que vem teremos os melhores de 2025. Um abraço.

domingo, 1 de junho de 2025

CDZ - A Força do Pégaso no Brasil

Olá, tudo bem, amigos?

Hoje o post é sobre um documentário, que eu já tinha postado no Blog Informa, blog anterior que eu tive com o Igor e o Elton. Mas como gosto muito e para não esquecer dele mais, resolvi postar aqui também.

Ele é sobre o fenômeno que foi Cavaleiros do Zodíaco aqui no Brasil. Nele aparecem o Eduardo Miranda, que foi a pessoa responsável de colocar o anime na programação da TV Manchete e a outra pessoa que aparece é Sergio Peixoto, editor da Animax e criador do Animecon.


Gosto muito do causo do Peixoto quando ele fala que o BK (José Roberto Pereira) atendeu o telefonema de uma criança querendo falar com o Seiya (um dos protagonistas do anime) hehehe.

Assistam ou revejam!

Abçs!

sexta-feira, 23 de maio de 2025

Críticos de Animes e Mangás que eu recomendo

Bom dia, amigos, tudo bem?

Vou recomendar aqui 3 críticos de cultura pop japonesa.


O primeiro que acompanho faz muitos anos, por volta de 2010 ou 2011, que é o blog Mais de Oito Mil, criado pelo Fábio Garcia que usa a persona Mara para se expressar. Por volta dessa época eu lia muito os posts dele, principalmente quando apareciam na minha timeline do Facebook.

Nunca esqueço de um post sobre o Anime Friends e ele falar que no palco do evento perguntarem se alguém tinha visto Yu Yu Hakusho e quase ninguém tinha assistido... Isso antes do live-action da Netflix.

Outra coisa que eu gosto nos posts dele são o humor. Foi por causa disso que eu acompanhei muito ele uma época e principalmente a divulgação do Facebook.


Outro que recomendo e faz uns 2/3 anos que acompanho bastante que é o Sergio Peixoto e o grupo dele no Facebook Revista Animax, além é claro do seu canal no Youtube Anime EX. Apesar de estar no grupo da rede social do Zuckerberg faz muitos anos, só comecei a interagir mais faz pouco tempo. Principalmente por causa do Temer e do Quim, duas pessoas que postam bastante nesse local.

A primeira vez que o vi pessoalmente foi numa palestra junto com o Marcelo Del Greco na Japan House no final de 2019, e por acaso quem recomendou a palestra foi o Fábio (primeiro crítico citado) que também estava lá. Nesse dia, esqueci de tirar fotos rsrs.

Mas ano passado fui em outro evento que ele palestrou no Cine Belas Artes onde lembrei de fotografar e fiz alguns registros, eles estão no meu perfil do Facebook. Também cheguei a conversar um pouco com ele.


E por fim, a Sandra Monte, jornalista, analista de cultura, com especialização em Mídia, Informação e Cultura pela ECA / USP. Ela escreve há muitos anos sobre animes. Nos últimos tempos, eu li os dois livros dela e recomendo, principalmente o segundo que traz mais informações atuais sobre os animes, pois o primeiro é mais focado nos desenhos japoneses da TV e não sei se ainda tem para vender no site da editora. Acessem o site dela.



domingo, 4 de maio de 2025

Meus 5 Desenhos Favoritos da Locomotion

Boa tarde, amigos!

Hoje irei falar sobre os melhores desenhos do canal Locomotion. Canal que vinha no meu pacote da TVA e que algum momento de 2001 ou 2002 eu percebi que o tinha. Assisti bastante ele até o final das transmissões dele antes de virar o Animax, que eu não vi tanto, pois acho que como estudava em Campinas, não conseguia ver. Vamos a lista dos meus desenhos favoritos!

 1 - Cowboy Bebop

História espacial que conta aventuras de um grupo de amigos numa nave. A história é centrada mais no protagonista Spike Spiegel. Teve o filme lançado de forma oficial no Brasil e que foi dublado, apesar de que a série passou legendada. A trilha sonora é um jazz muito top!

2 - Neon Genesis Evangelion

Desenho revolucionário do Japão. Ele conta a história futurista de que o país foi atacado por "Anjos" que são monstros que vieram para destruir o planeta. E para enfrentá-los são usados humanóides que são dirigidos por adolescentes. O protagonista é um tipo que representa o jovem japonês dos anos 90, com falta de iniciativa e com frustrações sexuais e amorosas. Seu pai é o seu chefe e diretor da organização que usa os "robôs". O anime fala muito de depressão. Passou dublado, depois foi redublado no Animax e também teve uma terceira versão da Netflix.

3 - South Park

Desenho tosco feito nos EUA, o único que não é anime que está aqui na lista. Foi passado dublado na Locomotion. A animação conta a história de 4 amigos: um gordo escroto, um norte-americano padrão, um judeu e um que não fala e morre todo episódio kkkkkkkk. Ele passou dublado e foi um dos primeiros desenhos que eu lembro de escutar palavrão kkkkkkkkkkkkk. Quando eu era mais novo eu alugava o jogo dele de Nintendo 64, era muito legal kk!

4 - Lupin III

Anime antigo que conta a história de um ladrão e seus amigos. Gostava muito do episódio da corrida tipo fórmula 1. Esse desenho passou dublado no canal.

5 - Bubblegum Crisis: Tokyo 2040

Anime que eu não lembro tanto a história, mas sei que fala de um grupo de mulheres que usam armaduras tipo do Jaspion. Gostava muito da música e desse visual delas. Acho que passou legendado.

domingo, 27 de abril de 2025

Uma Batalha Após A Outra l Trailer Oficial

 Novo filme do Paul Thomas Anderson, ele é levemente baseado num livro do Thomas Pynchon, o Vineland. Como vi o outro longa dele ano passado com base numa obra desse escritor e gostei muito, então estou com muita expectativa para ver esse.


O protagonista do filme é o Leonardo DiCaprio, ganhador do Oscar e reconhecido mundialmente pelo filme Titanic.


Marquem na agenda rsrs

terça-feira, 18 de março de 2025

12 Casas de um Fenômeno | TRAILER

 Olá, galera, blzinha?

Como estou de férias, temos mais esse post esse mês. E vim aqui falar do trailer do documentário 12 Casas de um Fenômeno. Sim, amigos, um documentário sobre o sucesso de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil.

Parece que dessa vez nomes importantes para o sucesso do desenho serão entrevistados, pessoas como: Gilberto Baroli, Marcelo Del Greco, Sergio Peixoto, Larissa e Willian.

Não vejo a hora de poder ver o documentário, espero que saia esse ano. Fica a dica.

sábado, 1 de março de 2025

O Melhor de 2024 por Ranieri

 Boa noite, meus amigos.

Venho nesse feriado de carnaval finalmente publicar os melhores filmes e gibis que eu vi/li de 2024. E também vou recomendar 1 desenho.

Melhores Filmes de 2024 que eu vi

Não precisam ser lançamento, até porque, não sou rico para it toda semana nos cinemas kkkkkkkkk

1- Vício Inerente (vi no Cinesesc) e Saudade Fez Morada Aqui Dentro (vi num cinema alternativo ali perto da Praça da República)

Esses dois filmes eu vi com a minha amiga Angélica. O primeiro foi recomendação do Filipe Siqueira, um jornalista do R7. Ele é muito fã do escritor, Thomas Pynchon, que fez o livro que se baseou o filme e quando eu seguia ele no twitter, ele sempre recomendava a obra. E um dia eu falei para minha amiga e por acaso ela viu que estava passando no Cinesesc. Aí um dia fomos lá ver.

O filme fala de um detetive que fuma muita maconha que um dia recebe uma ex-namorada pedindo a ajuda dele para ele ajudar ela a achar o atual amante. Depois disso rola muita confusão rsrs.

Já o segundo filme, não lembro bem, mas minha amiga me chamou e fomos ver ele. É um filme nacional gravado no sertão nordestino. É um longa bem bacana, gostei demais. Ele conta a história de um adolescente que fica cego e como ele começa a se relacionar com o mundo agora sem a visão.

Coloquei ambos em primeiro porque eles foram muito acima da média dos outros filmes que eu vi.

3- SLC Punk! (baixei)

Esse filme eu baixei de uma conta do twitter e ele fala de dois amigos punks no meio dos Estados Unidos. Achei o longa bem diferente do que estamos acostumados a ver nos cinemas e na TV. Um dos protagonistas é o ator que fez o Salsicha 

4- Aumenta que É Rock 'n Roll (vi nos cinemas)

Filme comercial nacional que é muito bom. Ele conta a história de uma rádio que só toca rock e como ela foi influente na criação do Rock in Rio. O filme tem o casalzinho meio padrão kk, mas mesmo assim é um longa foda, pois como eu adoro comunicação e principalmente rádio, é um prato cheio para quem gosta disso. E também sou muito fã do ator Johnny Massaro, que eu acompanhei na única novela que eu vi depois de adulto que é Deus Salve o Rei.

5- Conta comigo (vi no Cinusp)

Filme que eu já tentei ver uma vez no TCM quando eu tinha TV a cabo, mas na época eu dormi e olha que não dormia tanto quanto agora kkkkkkkkk. Mas resolvi dar outra chance e fui ver.

A história é de 4 amigos que vão em busca de um corpo que um deles ouviu que estava escondido pelas redondezas. E como é um longa baseado num conto do Stephen King, é mais uma coisa para se ver.

Gibis

Li somente dois gibis em 2024, então vou ser sucinto rsrs.

1- Revista do MDM lançada no FIQ de 2024

Revista feita pelo site Melhores do Mundo com várias histórias bacanas. Uma que me marcou muito foi a história sobre a cronologia deles, contando quando a maioria dos integrantes entrou. Não lembro se foi essa história ou outra que fala do futuro deles e o legado do podcast rsrs. Fiquei muito emocionado no dia por ter conhecido vários MDMs e seus leitores, sendo que só tinha visto uma vez o Poderoso Porco em 2023 no HQMIX e acho que em 2010 vi o Change e o Bugman na região da Paulista depois de um evento de gibis. Faz 15 anos que eu escuto o podcast kkkkkkkkkk.

2- Revista Badaró - junho 2023

Revista de jornalismo em quadrinhos. É a primeira vez que leio algo do tipo em mídia física. Apesar de conhecer o nome do Joe Sacco, nunca tinha lido algo dele, pois ele é um dos maiores artistas do gênero. As matérias nessa edição são bem bacanas, mas acho que poderiam ser mais aprofundadas. Espero ler mais coisa deles.

Desenhos

Como só vi um desenho mais de 3 episódios, na verdade vi 4 kk só vou recomendar ele.

1- Apenas um show

Desenho que conta história de 2 amigos que se metem em confusões malucas por aí. Ele é curto, só tem 15 minutos por episódio. Ele é uma recomendação dos meus amigos Bacanos e do meu estagiário que trabalhava comigo no setor de cultura.

Muito obrigado pela leitura até aqui e até 2025 com novas listas rankeadas kk.


sábado, 8 de fevereiro de 2025

A Construção do Otaku e O Debate sobre O Moe

 Olá, amigos, tudo bem?

Estamos aqui com uma recomendação do mangaká nacional Raoni. Durante uma aula dele ano passado, ele recomendou o canal do Youtube Ilha Kaiju.

Vi alguns vídeos já e gostei muito desse aqui que fala da origem do termo otaku e do moe. Esse youtuber é um acadêmico com doutorado que fala de gibis, tokusatsus e animes. Recomendo demais!

Assistam!

sábado, 11 de janeiro de 2025

Espaços Digitais: Jogos e Reconstrução do Cotidiano

 Bom começo de ano, como foram as festas para vocês???

Esses tempos eu consegui dar uma pausa e pude pegar um bronze kkkkkkk

Mas uma coisa me chamou a atenção nas redes sociais e foi a pesquisa de um colega da época que dei aula no cursinho da UNESP, ele chama Henrique Mendes Zadoroguoi . Deixo abaixo esse vídeo sobre a pesquisa dele que junta vídeo games, universo virtual e memória. Achei interessante.



Um bom 2025 a todos!